8 de outubro de 2012

"não pensem em ter futuro, não pensem em estudar"



 E lá vem a teoria da batata mais uma vez, tiram-nos o pão todo para quando nos derem metade ficarmos satisfeitos, ilusões que só iludem os mais fracos. Vou então explicar: decidiram de uma hora para a outra que os exames do 12º ano seriam com a matéria leccionada nos três anos, isto é: 10º, 11º e 12º ano. Hoje, "voltam" aparentemente atrás, mas se lermos bem o que eles fizeram foi dividir o mal pelas aldeias, calando os mais revoltados(os alunos do 12º ano), no entanto, os do 11º do corrente ano farão exame com os dois últimos anos e os do 10º farão exame dos três anos, concordo com a parte de estarmos a ser avisados com antecedência e que nos podemos preparar para tal, no entanto, a parte do acesso ao ensino superior continua a mesma SHIT, os que não entrarem este ano no ensino superior, seja pelo que for, terão mais vantagens caso decidam tentar no ano seguinte, pois estarão a concorrer com alunos que fizeram exame com matéria de dois, e no ano seguinte deste, serão os que estão agora no 11º a ser beneficiados em relação aos outros. 

      Agora deixo aqui um texto que ia usar antes desta medida ter aparentemente voltado atrás.


      Caminhamos com a certeza de um sonho, mas na incerteza se chegaremos a lugar algum.

    Connosco, a certeza do nada e a esperança de tudo, o grito dos que lutam e o silêncio dos que morrem, a força dos que acreditam e a fraqueza dos que sucumbem.
    De que vale sonhar sem lutar? De que vale sonhar sem concretizar? Que se unam os sonhos dos lutadores, porque os desistentes nada conquistam, serão sempre as sombras dos vencedores.
      Fernando Pessoa escreveu: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos", larguemos então as roupas velhas, façamos a travessia e comecemos hoje, a construir o nosso destino.

2 comentários:

  1. A entrada na universidade é uma dor de cabeça enorme para todos os estudantes. Se adicionarmos a isso o abandono escolar, então vamos ter cada vez menos pessoas a entrar na universidade, menos licenciados, menos pessoas que possam pensar por si e seremos cada vez mais um país no fundo do poço.
    Já não basta mandarem os licenciados irem para fora, ainda dificultam a vida aos estudantes.
    Sou contra esta medida porque não percebo de que maneira ela pode beneficiar os estudos, antes pelo contrário.

    Gostei da frase que deixaste no meu blog. Como comentei lá, também já aprendi a não esperar muito das pessoas. Infelizmente é assim. As pedras no caminho às vezes são grandes de mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realço a parte em que diz que haverá menos pessoas a pensar por si, talvez seja esse um dos objectivos... Mas enquanto houver quem sonhe e acredite, haverá quem pense por si e lute por si (e muitas vezes por todos os outros).

      Eliminar