20 de novembro de 2012

Há dias e dias


      Existem dias em que parece que tudo corre mal, como a minha terça feira da semana passada, onde tinha a minha avó a lutar pela vida e eu a lutar para conter as emoções diante dos meus colegas. Convém dizer que até estava "bem", não tinha pensado no assunto desde que tinha saído de casa e faltavam apenas 10 minutos para aquele esforço acabar.

      Numa conversa cruzada, dois dos meus colegas conversam e eu até estava a olhar para a stora completamente paralisado (sim, sem mexer o que quer fosse). Fiquei boquiaberto foi quando a mesma se dirige a mim acusando-me de estar a perturbar a aula (confesso que estava admirado de ainda não ter havido "guerra" entre nós este ano), mas para manter a tradição lá houve mais uma "batalha" entre nós, tentava explicar-lhe que era impossível ser eu a falar e que estava chocado por tremenda injustiça, pouco  tempo tive para tentar fazê-lo pois a dona das verdades absolutas interpela as pessoas de tal forma que cria autênticos monólogos. Serviu pelo menos para ouvir da boca dela que o meu sorriso a incomoda, diz ela ser um "sorriso irónico"... nisto pensei: "estando a minha avó no estado em que está, vem esta bomba estragar ainda mais o dia". Baixei a cabeça, tentei-me recompor mas a senhora tinha tirado mesmo o dia para se bater comigo e nem passados 15 segundos diz o seguinte "menino Artur, as aulas não são para dormir", o meu colega rapidamente tenta esclarecer que tinha problemas familiares, nisto diz ela: "se está doente vá ao posto médico", e eu parvo com tanta ignorância a sair de uma só boca lhe digo: "Não stora, é que a minha avó está a MORRER, é "só" isso" (Disse com todas as letras com a intenção de lhe tocar mesmo no coração, mas esqueci-me que a senhora não tem sentimentos, cometi esse erro).  A senhora volta a dizer: "se está doente vá ao posto médico" e chama a auxiliar, chegando a auxiliar diz que mesmo à segundos estava feliz a rir. Eu, entre lágrimas e soluços levanto a cabeça e digo "não é por uma pessoa sorrir que está feliz" (fiz uma pausa no tempo completamente, a achar que esta minha espontânea saída tinha sido algo de muito bom) e a senhora responde: "eu dou aulas de psicologia", fiquei ainda com mais certezas que a senhora é inteligente (sim, de facto é) mas só tem a teoria, ela não sabe o que é ser um ser humano e não pratica o que na teoria sabe que é o certo.
      A verdade é que existem pessoas que não se inscreveram em psicologia por saberem que seria ela a dar aulas, que professores têm pavor à mesma e que demonstra uma falta de educação de outro nível (quando QUALQUER pessoa fala com ela, a mesma faz uma olhar e sons de quem está profundamente saturado de ouvir a outra pessoa). Tenho noção que talvez fosse melhor engolir sapos e passar nos pingos da chuva, mas eu não sou assim, prefiro perder um ou dois valores na disciplina da dona de verdades absolutas do que agir contra o que sou.

      Por outro lado, existem dias como sábado em que recebo das melhores noticias de sempre, abre-se a porta de dois sonhos em simultâneo (Fazer voluntariado internacional e conhecer um pouco de Marrocos), para um ateu como eu, confesso que tantas coincidências me confundem um pouco. Digo coincidências porque andei exaustivamente a procurar voluntariado internacional para fazer nas férias mas tudo o que encontrei era irrealista, dias antes falava com o meu professor sobre Casablanca e por mero impulso fui falar com a pessoa responsável pela abertura desta porta a perguntar-lhe algo tão simples e acabo surpreendido com esta maravilha!
      É caso para dizer que existem pessoas que não valem qualquer esforço e que nunca nos podem estragar dias pois existem coisas mais importantes, que a vida nunca é 8 e nunca é 80, que o hoje pode ser a tempestade mas o amanhã poderá sempre ser a bonança e o mais importante: nunca desistam de ser aquilo que são. Acreditem nos vossos sonhos e lutem por eles!

Sem comentários:

Enviar um comentário