22 de novembro de 2012

Isto é Portugal


É importante que não esqueçam a nossa identidade mas o fundamental é que nós não esqueçamos quem somos, o que fazemos, o que fomos e o que fizemos. Isto é Portugal!
Deixo aqui dois comentários feitos a este video, um deles é completamente disparatado e o outro repleto de verdade e de orgulho.


"Sijaadi Abelutakuemba: O facto de sentirem orgulho do colonialismo diz mt sobre a vossa grandeza... Tadinhos.
Embora hoje em dia sejam mais k insignificantes, este video evidencia claramente a vossa grandeza actual:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LKwVS5BTduo "

"Paulo Quaresma: Rui Monteiro, apesar de nome português, reparei que vives em Inglaterra e pelo desprezo que, no teu direito, demonstras por Portugal, presumo que não sejas português.
Deves ter muito orgulho em viver num país muito evoluído, sabes o que tornou esse país grande? Quando falares de colonialismo informa-te para saberes de onde veio toda a magnificência que tu contemplas e usufruis, é hipocrisia tua ou falta de conhecimento? Já agora Informa-te sobre os milhões que as fábricas de armamento britânicas ganham com os fratricídios em África (local no mundo onde o racismo mais mata neste momento) e olha que já não são os europeus.
Há mais de três décadas que saímos de África (uma das melhores coisas que Abril proporcionou) ao contrário dos ingleses e franceses, não mantivemos estruturas de índole imperialista disfarçadas de ajuda externa a controlar as ex-colónias, e continuam a nos culpar pelo atraso em que estão.
Angola que tem das maiores reservas de riqueza no mundo continua a ter um dos maiores índices de miséria, de quem é a culpa?
Não deves saber também que o Mali (ex-colónia francesa) até a bem pouco tempo tinha a escravatura como legal e já não era colónia  nem eram europeus que compravam mas sim africanos. Já agora, ao contrário do que alguns pouco cultos dizem nós não inventamos a escravatura, ela já existia desde os primórdios da humanidade, mas fomos dos primeiros a abolir.
Liberta-te do cliché já gasto do colonialismo, isso já passou, segue em frente e vais ver que sem esse locus de controlo externo vives melhor seja lá em que cultura que queiras escolher.
Quanto ao vídeo que apresentas, informo-te que não são só os africanos que são vítimas da polícia. É um comportamento que desprezo independentemente da raça ou nacionalidade. É por isso que me entristece ver no youtube o mesmo comportamento relatado em vídeos de todo o mundo dito civilizado, como por exemplo Inglaterra. Sabias que ai também acontece?
Quanto a Portugal, tenho orgulho naquilo que fizemos de bom como o espírito empreendedor e aventureiro, lamento as atrocidades cometidas pelo colonialismo, mas os erros servem para aprender e crescer não ficando agarrado a eles. Os bons exemplos são para se recuperar.
Nasci em Portugal e abracei a cultura portuguesa com todos os seus defeitos e virtudes, sou maior e podia simplesmente sair para outro país onde me sentisse melhor. Mas decidi ficar e lutar para tornar o meu país melhor, como fizeram muitos outros que hoje tem melhores condições de vida no seu país."

Sem comentários:

Enviar um comentário