7 de janeiro de 2013

Preto no branco

Ouvem-se vozes negras com complexos de inferioridade, para as quais o ser negro é um claro sinal de desvalorização social. A típica frase: "só porque sou preto, né ?"
Não amigos, quando discuto algo, não penso em cores, penso em teses, argumentos, erros de raciocino, no mau uso da retórica e tudo o que isso envolve. Vocês é que ainda ficaram presos nessa ideia que todo o mundo está a conspirar contra vocês. Enterrem por fim esse machado de guerra, manchado pelo colonialismo, pela escravatura, por guerra e sangue. A descolonização foi das melhores coisas que Abril proporcionou e nestes anos todos em que deixámos África, as coisas não melhoraram assim tanto por lá, Angola é dos países mais ricos em recursos naturais e no entanto é dos países com mais miséria no mundo. E isto não tem cor nem nacionalidade, trata-se de dar um passo em frente e perceber que afinal os inimigos já não são os mesmos de outrora, de que as teias dos estereótipos por vezes estão mais em nós do que nos outros.
Não fossem dois dos meus melhores amigos negros e eu um admirador do melhor de várias culturas talvez fosse mal interpretado. Free mind people, free mind!

Sem comentários:

Enviar um comentário