13 de junho de 2014

Lembro-me que no principio era bola

Lembro-me de jogar descalço na primária, de estragar ténis e roupa com esta paixão sem motivo, lembro-me de quando era puto e apanhava autocarros para ir treinar, dos meus pais não assistirem aos meus jogos porque tinham de ir trabalhar, de sair antes do fim das aulas porque o treino começava mais cedo, de ir jogar na brincadeira depois dos jogos oficiais para um campo de hoquei, lembro-me de bolas que se perdiam no meio dos arbustos, das que saíam da escola, das que os funcionários confiscavam, lembro-me de jogar contra mais velhos e rivais só pelo gozo, de jogar inter-turmas como se fosse a liga dos campeões, de que o primeiro a sair da sala levava a bola e corria para ocupar o campo, lembro-me de queimar as calças do equipamento do clube nesses mesmos jogos, de não saber com quem ia jogar, em que lugar estava, quem mais golos marcava, lembro-me de só existir um campo sintético, lembro-me das feridas feitas em asfalto e pelados, dos carrinhos feitos nesses mesmos pelados para evitar ataques das outras equipas, de não perceber regras do futebol, de jogar futebol sem regras, de não saber mais do que cortar e aliviar, lembro-me de ser expulso de terrenos públicos pela polícia por estar a jogar à bola, de que os vizinhos não gostavam que a porta da garagem fosse uma baliza, de que o gordo ia à baliza, que quem era dono da bola ganhava e decidia quando o jogo acabava, de quando o GR não saltasse era golo porque se saltasse chegava lá, lembro-me de não haver idades para jogar mas que os mais velhos tinham prioridade no campo, lembro-me do futebol não ser apenas dinheiro e os putos um negócio .



"Gostavas de futebol porque era parecido com a verdade. Mesmo com árbitros comprados. Ou notas correndo em rios gordurosos debaixo das mesas de fiscais, empresários, advogados. Mesmo quando se tornou um negócio. Os maus e os bons, os puros e os impuros; sim, o correr das notas tornava as distinções mais árduas. Mas o sol sobre o relvado decidia tudo - as pernas dos homens correndo atrás da bola da verdade.
Vê-se tão bem quem joga com tudo o que é e quem joga só com o corpo, dizias tu. Porque é que a vida não é transparente como um jogo de futebol?" 
Inês Pedrosa

Sem comentários:

Enviar um comentário